08/02/2022

Sem categoria

Decorando com guarnições – efeito ripado, texturas, formas e muito mais

Você já ouviu falar sobre guarnições? Não estamos falando daquela guarnição que encontramos em restaurantes, mas sim dos acabamentos para decoração. As guarnições no décor são aquelas molduras que originalmente eram usadas em volta de portas e janelas, mas hoje caíram no gosto dos designers de interiores e são usadas com criatividade para decorar paredes e até o teto, com formas e muito mais. Interessante, né? E além de tudo é simples de instalar! Então nos acompanhe nesta leitura para descobrir algumas maneiras de usar guarnições que irão aprimorar o seu décor!

Guarnições sendo usadas da forma clássica

Na GART costumamos dizer que as guarnições estão para a porta assim como os rodapés estão para o piso, e que juntos criam ambientes inspiradores. Afinal de contas, essa é a maneira mais tradicional de usar guarnições, combinando-as com os rodapés ou fazendo molduras nas portas e janelas. 

Uma dúvida recorrente é sobre os tamanhos dos rodapés e das guarnições. Não existe uma regra, mas nossa dica é: para ambientes mais clássicos e amplos, prefira rodapés e guarnições maiores, e para ambientes mais modernos e minimalistas, guarnições mais finas podem combinar melhor com o seu décor. Confira algumas inspirações de guarnições adornando portas e janelas:

Guarnições para criar texturas e formas geométricas

Um uso diferente e muito cool para as guarnições é a criação de texturas na parede. Criar texturas com as guarnições é um artifício novo para este acabamento, mas pode ser muito bom para ampliar ambientes pequenos ou simplesmente arrasar na decoração. Neste uso, a criatividade é o limite. Para decorar a sala de estar, texturas com guarnições criam verdadeiros ambientes artísticos. Se inspire com essas formas incríveis nas paredes:

Guarnições para criar painel ripado

Ah, o ripadinho! Unanimidade entre arquitetos, designers e amantes da decoração. O efeito ripado foi tendência nos últimos anos e não tende a sair de moda tão cedo. Os ripados podem ser elegantes, atemporais, versáteis e ser criados de diferentes formas e tamanhos, e as guarnições são perfeitas para criar o efeito de uma forma prática e eficiente. 

São muitas opções para uso do ripadinho na decoração, como a cabeceira de cama, formando meia-parede ou como textura de uma parede inteira e até no teto. A leveza do material e a praticidade de instalação das guarnições da GART fazem com que elas formem painéis ripados perfeitos:

Guarnições até no teto

E por que não usar guarnições no teto? A essa altura já vimos que decorar com guarnições cria um infinito de possibilidades. Mas você já pensou na versatilidade de criar texturas que vão da parede ao teto, dando a sensação de amplitude a ambientes com pé direito baixo? É uma ótima maneira de combinar sofisticação com ousadia na decoração e ampliar os ambientes:

Acabamentos que inspiram

Seja qual for a sua opção de decoração, a GART tem a solução. São muitos modelos de guarnições, rodapés, boiseries e outros acabamentos para que o seu décor fique perfeito em todos os detalhes. 

Confira todos os nossos modelos de guarnições clicando aqui. Eles podem ser utilizados de diferentes maneiras, sendo o detalhe que faltava para a sua decoração ficar espetacular.