25/06/2021

Rosetas

Como os detalhes dos acabamentos podem ser um estímulo para a sua decoração

Na hora de finalizar a obra ou a reforma da sua casa, alguns dos itens que mais merecem atenção são os acabamentos.
Isso porque eles serão responsáveis por valorizar a decoração e, muitas vezes, captar toda a atenção para si dentro de um ambiente. Por isso, é importante se atentar aos detalhes mais minuciosos na hora de escolher seus acabamentos.
Neste post vamos dar dicas para você acertar na escolha de um acabamento específico que é tendência de decoração desde a Grécia antiga: as rosetas.


Já dizia Cartola, as rosas não falam, apenas exalam o perfume que roubam de ti… Que música linda! Concordamos com ele, mas, acreditamos que a sua casa vai precisar de rosas que durem mais tempo!

Leia até o fim e descubra como transformar tetos e paredes com essas incríveis peças!

O que são rosetas?

As rosetas decorativas são acabamentos com designs de flores estilizadas, que geralmente têm formato redondo, e são usados na decoração desde a antiguidade. 

Essa tendência surgiu na Mesopotâmia e foi usada para decorar ambientes na Grécia Antiga, tendo mais tarde sido adotada na arquitetura românica e renascentista.

Hoje, elas ganharam designs inovadores que combinam tanto com um decoração mais clássica, quanto em um ambiente contemporâneo.

Rosetas GART: leveza e durabilidade

Disponíveis em diversos tamanhos, as rosetas GART são confeccionadas em Poliestireno Injetado, mais conhecido como EPS, ou ainda isopor.

Este é um material muito leve e, ao mesmo tempo, resistente, e pode substituir o gesso, a madeira, o metal e até o concreto na confecção de acabamentos decorativos e molduras.

Por serem leves, as rosetas de poliestireno da GART exercem menos peso na estrutura da obra, reduzindo o risco de trincas e rachaduras ao longo da reforma.

Elas também são muito fáceis de instalar, e não necessitam de fixação mecânica, eliminando o uso de furadeiras e parafusadeiras durante a aplicação. Assim, você tem uma reforma muito mais rápida, limpa e silenciosa.

Além de práticas, as rosetas GART oferecem ainda muitos outros benefícios quando comparadas a materiais como madeira e concreto; elas são imunes a cupins e não acumulam mofo, podendo ser instaladas, inclusive, em ambientes onde as umidade é constante, como banheiros, cozinhas e áreas externas.


As rosetas tem o poder da delicadeza, mas, hoje em dia vão muito além disso, sendo capazes de transformar cada cantinho e podem ser usadas em qualquer ambiente, com diversos tipos, formatos, existem algumas maneiras de usá-las na decoração, vamos de dicas:

1 – Para quem gosta do estilo clássico, as rosetas ficam lindas no teto, acompanhadas de lustres vintage, móveis antigos, tapetes bonitos e trabalhados, objetos em tons dourados ou prata e demais elementos que combinem perfeitamente com o estilo clássico.

2 – É possível adaptar a roseta em uma composição mais moderna, colocando-as em uma parede que tenha uma cor elegante de sua preferência, ou onde tem um papel de parede estilizado, criando uma textura diferenciada para o ambiente onde ela se torna realmente surpreendente, portanto, as rosetas não precisam necessariamente ficar no teto, podem muito bem decorar toda a parede!

3- A roseta pode ser pintada com cores únicas, por exemplo branco, ou tons neutros que trazem mais romantismo, ou um tom cinza ou mais escuro de sua preferência trazendo elegância, tudo vai depender da sua criatividade! Ainda ficou na dúvida em relação as cores que combinam com a roseta? Então, vamos para algumas dicas de cores que podem te ajudar a transformar o ambiente, já ouviu falar em cores complementares?


As cores complementares são opostas, mas, como assim? Como cores contrastantes podem ficar boas juntas? A resposta é muito simples, porque quando essas cores estão juntas quentes e frias, elas tendem a se neutralizar, ou seja como o nome já diz, se complementam, trazendo um efeito visual marcante, essa estratégia é muito utilizada por arquitetos e decoradores renomados, pois, conseguem trazer à tona aquele toque de originalidade que cada projeto precisa. O segredo maior é onde elas serão aplicadas, e claro, é melhor não fazer um carnaval de cores, tente neutralizar uma das cores escolhidas com fundos neutros e use-as apenas em detalhes, assim não irá carregar o ambiente e nenhuma das cores irá “gritar” com a outra.

Quais são as cores complementares?


Temos basicamente quatro combinações de cores complementares:


*amarelo e roxo
*azul e laranja 
*vermelho e verde
*azul e vermelho  


4 – Escolha um ponto focal que deseja destacar, pois, colocar rosetas em muitas paredes tende a pesar no ambiente e a proposta é justamente contrária, torná-lo mais leve e elegante.


5- Atente-se a iluminação desta parede que deseja destacar onde estarão as rosetas, afinal, de nada adianta ressaltar tantos detalhes belíssimos e deixá-los sem luz, apagadinhos, você pode usar spots, por exemplo, pode ser lâmpadas par 20 ou 30 ou AR, colocando-as 15 a 20 cm da parede para iluminar, ou até usar fitas de led que estão super em alta.

A roseta pode trazer todo o requinte, personalidade e bem-estar que a sua casa merece! Se torne um especialista em decoração, com Gart.


Onde encontrar rosetas GART?

Quer saber onde encontrar estes e outros acabamentos para a sua reforma? Acesse nosso site e confira nosso portfólio completo de rodapés, guarnições, cantoneiras, roda-tetos, roda-meios, boiseries e rosetas para dar um up na sua decoração!