22/12/2020

Artigo

Poliestireno e Poliuretano: veja como esses materiais podem otimizar seu projeto

Se você está pensando em quais materiais de acabamentos usar na execução de seu próximo projeto e quer decorar o espaço de forma rápida e fácil, que tal apostar nos acabamentos de Poliestireno e Poliuretano?

As molduras e acabamentos de Poliestireno e Poliuretano são elementos que valorizam a decoração e oferecem diversas vantagens sobre os outros materiais, como gesso e madeira. Quer saber mais sobre os benefícios desses materiais? Confira em nosso artigo:

 

O que são os acabamentos em Poliestireno e Poliuretano?

  • Poliestireno Expandido (EPS): “isopor” é o nome comercial mais conhecido para o produto chamado EPS (poliestireno expandido). Ele pode substituir molduras de gesso, madeira, metal e até concreto. A grande vantagem deste material é o peso reduzido: por serem muito leves, proporcionam menor carga na estrutura da obra. Roda-tetos, Rodapés, Roda-meios, Rosetas, Guarnições e até Molduras Externas podem ser confeccionados em Poliestireno Expandido. Essa informação está errada. Nosso rodateto / rodapé é de poliestireno extrusado, sendo que o rodapé é de Alta Densidade. O Poliestireno Expandido é utilizado apenas em nossas molduras externas ( que é aquele isopor das bolinhas ). Se vcs quiserem colocar algumas infos tecnicas, pego com o GB
  • Poliuretano (PU): é um polímero que pertence a um grupo de plásticos que alia características de elasticidade com a possibilidade de transformação. Possui alta densidade e, ao mesmo tempo, alta flexibilidade, o que evita a ocorrência de trincas. Este material aceita vários tipos de pintura e é imune ao ataque de mofos, bactérias e insetos, como o cupim. Boiseries, Sancas, Cantoneiras e os Apliques que complementam as Boiseries podem ser confeccionados com este material.

Quais as vantagens em usar Poliestireno e Poliuretano na decoração?

A escolha do material que vai compor os acabamentos de uma obra é essencial para conseguir trazer um visual bonito e alinhado com o objetivo do seu projeto.

É preciso considerar as necessidades específicas do projeto, bem como os benefícios que os acabamentos irão trazer como um todo.  Entre as alternativas, os acabamentos de Poliestireno e Poliuretano se destacam.

Essas opções garantem um visual interessante e trazem inúmeras outras vantagens. Por isso, vale a pena considerar estes materiais.

Quer descobrir todos os motivos? Veja 6 grandes benefícios dos acabamentos em Poliestireno e Poliuretano que podem otimizar a especificação do projeto:

 

1 – Instalação rápida e fácil

Os acabamentos em Poliestireno e Poliuretano são muito fáceis de instalar. O corte das peças pode ser feito utilizando um serrote e caixa de corte. A instalação é limpa e silenciosa, pois não necessita de fixação mecânica com pregos ou parafusos, eliminando o uso de furadeiras e parafusadeiras. Basta aplicar cola acrílica e pressionar, com as próprias mãos, o acabamento sobre a superfície onde ele será instalado.

 

2 – São resistentes

Apesar de serem materiais flexíveis que podem ser aplicados inclusive em ambientes curvos, o Poliestireno e o Poliuretano são resistentes a riscos e a quebras, apresentando muito mais durabilidade que outros tipos de materiais.

 

3 – Resistência à água

Além da resistência  contra riscos, os acabamentos em Poliestireno e Poliuretano são também resistentes à água, podendo ser especificados em cozinhas, lavabos e banheiros sem problema algum. Eles também não acumulam mofo nem bactérias, agregando ainda mais benefícios ao projeto.

 

4 – Fáceis de limpar

É muito fácil limpar um acabamento confeccionado em Poliestireno e Poliuretano: basta mergulhar um pano limpo em uma solução de água + detergente neutro e passar sobre o acabamento. Depois, é só secar com um pano limpo e seco . e pronto! A limpeza diária está feita. Tão importante quanto dizer que o produto é fácil de limpar, é dizer que a instalação é limpa. Vcs já viram como fica uma casa após fazer qualquer coisa com gesso?

 

5 – Imunes a cupins e outros insetos

Diferente da madeira, que pode acabar infestada por cupins e outras pragas, os acabamentos de Poliestireno e Poliuretano são imunes aos insetos e, portanto, oferecem excelente custo-benefício comparado a outros materiais.

 

6 – Podem ser pintados

Os acabamentos em Poliestireno e Poliuretano são ideais para projetos personalizados e que combinem com a decoração já existente no ambiente. Isso porque eles podem ser pintados na cor que o projeto demandar. Basta aguardar 6 horas após a instalação e utilizar tinta acrílica.

 

Bônus: linha Wallstyl® Color, da GART

A linha Wallstyl Color®, da GART, permite personalizar qualquer modelo de rodapés e guarnições na cor de sua preferência. São 11 opções de cores: tons neutros, médios e vibrantes que se combinam entre si.