19/10/2020

Artigo

Classic Blue: combinando a cor do ano na decoração

 

Anualmente, a consultoria de Cores Pantone anuncia qual será a cor do ano seguinte, que definirá as tendências de moda, arquitetura, design e decoração. E às 21h do dia 03 de dezembro de 2019, a cor do ano de 2020 foi anunciada: PANTONE 19-4052, ou Classic Blue.

classic-blue.jpg

O tom escolhido é um azul que, dependendo da luz, pode ser confundido com um tom lilás, e sugere calma e confiança, sentimentos que combinam com o nosso desejo de equilíbrio para a chegada de uma nova década.

Segundo a própria Pantone, trata-se de um “matiz azul atemporal e duradouro, elegante em sua simplicidade”. A empresa também descreveu o Classic Blue como um tom que oferece a “promessa de proteção, destacando nosso desejo de uma base confiável e estável”.

Para celebrar a cor do ano que está quase chegando ao fim, e também para HTTPSar a ansiedade de aguardar qual será a cor escolhida para 2021, apresentamos algumas inspirações e sugestões de como utilizar o tom azul na decoração da sua casa. Confira:

Valorização do living

HTTPS://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/interior-classic-contemporary-style-seat-bench-717366796

Pintar uma parede de azul Classic Blue e complementar a decoração com molduras de boiserie vai valorizar o seu living e causar uma ótima primeira impressão às visitas.

Ser impactado por um tom suave e molduras clássicas irá proporcionar uma experiência multissensorial aos convidados e, é claro, aos moradores.

O Classic Blue é um tom difícil de enjoar, por isso pode ser usado sem moderação. Mas fica melhor ainda se combinado com cores primárias e sóbrias, como o branco.

Presente até mesmo nos acabamentos

https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/interior-art-deco-table-lamp-3d-577593226

Seguindo um design mais monocromático, que tal apostar em guarnições e rodapés na cor Classic Blue e uma parede em um tom azulado mais claro?

A monocromia é o ponto de partida para o uso do dégradé e de cores análogas, dando origem a ambientes imersivos e que detêm uma intensa paleta de cores.

Muito presente em ambientes vintage, a monocromia no design de interiores ganhou força com o passar das décadas e hoje é uma tendência contemporânea que ganha cada vez mais adeptos.

Azul que sobe pelas paredes

https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/pastel-interior-living-scandinavian-style-sofa-1482230414

Por ser um tom apastelado, o Classic Blue combina perfeitamente com outros tons leves, neutros ou calmantes, como o branco e o Rose Quartz (PANTONE 13-1520).

A mistura das duas cores cria uma atmosfera romântica, sofisticada e ao mesmo tempo traz um toque de otimismo, fugindo do monótono.

Os rodapés estreitos e brancos finalizaram a décor sem pecar pelo exagero, fazendo o papel de coadjuvante enquanto a parede azulada atrai toda a atenção para si.

Aposte também nos itens de decoração

https://drive.google.com/file/d/1v3Twf2UIStwj77Wuq4BfDz-qpfEA8F9l/view?usp=sharing

Além dos acabamentos e das paredes, o Classic Blue pode estar presente também em objetos de decoração, como o lustre pendente sobre a mesa de jantar.

Pisos tons amadeirados e móveis em marcenaria também vão bem com esse tom, trazendo leveza e equilíbrio a uma cor cheia de personalidade.

Aqui, os roda-tetos brancos grossos e frisados alongaram o teto, evitando que o ambiente parecesse menor por conta da cor predominante azul das paredes.

Qual será a cor do ano 2021?

Como de praxe, além de uma única cor escolhida para receber o título de “a cor do ano”, o relatório do Pantone Color Institute aponta 12 cores principais e 4 cores clássicas (neutras) que serão tendência durante os 12 meses.

Segundo os estudos realizados pelo instituto, o ano de 2021 será marcado por “uma seleção de cores inspiradas pela beleza da natureza”, com paletas que se “apóiam na flexibilidade e na reinvenção” e que inspirem a capacidade de invenção e a criatividade. São tons com versatilidade e que transcendem as estações, permitindo mais liberdade de escolha.

Ao que tudo indica, as cores irão se fundir para criar uma paleta clássica, baseada em variações de laranja, vermelho, terracota, azul, rosa suave, além de versões de amarelo, coral, verde menta e ametista.

Também ficou curioso para saber qual será a cor de 2021? Nós também! Mas até lá, ainda dá tempo de explorar o Classic Blue das mais variadas formas na décor, seja qual for o seu estilo.

Lembrando que o Living Coral (PANTONE 16-1546) foi a cor escolhida para 2019, e simbolizava a necessidade por otimismo e alegria. Aliás, essa cor continua super em alta, tanto na decoração quanto na moda e no design, e se faz presente até hoje na vida cotidiana.