20/04/2021

Artigos

Molduras de Poliestireno são realmente de isopor?

Em uma época que prezamos pela facilidade e rapidez, as Molduras de Poliestireno são consideradas hoje uma das melhores alternativas para decorar os ambientes internos de forma prática e segura.

Mais leves que a madeira, mais seguras que o metal e mais resistentes que o gesso, molduras feitas com este tipo de material trazem muitos benefícios para a obra como um todo.

Mas, afinal, o Poliestireno é igual ao isopor? Leia nosso artigo até o fim e saiba mais.

O que são Molduras de Poliestireno?

As Molduras de Poliestireno são materiais leves, práticos, resistentes e duráveis que podem dar forma a roda-tetos, rodapés, rosetas, guarnições e molduras externas.

Esse tipo de acabamento garante um visual interessante à decoração e traz inúmeras vantagens à reforma, como:

1 – Instalação rápida e fácil

Os acabamentos em Poliestireno são muito fáceis de instalar. O corte das peças pode ser feito utilizando um serrote e caixa de corte. A instalação é limpa e silenciosa, pois não necessita de fixação mecânica com pregos ou parafusos, eliminando o uso de furadeiras e parafusadeiras. Basta aplicar cola acrílica e pressionar, com as próprias mãos, o acabamento sobre a superfície onde ele será instalado. 

2 – São resistentes

Apesar de ser um material flexível que pode ser aplicado inclusive em ambientes curvos, o Poliestireno Expandido é resistente a riscos e a quebras, apresentando muito mais durabilidade que outros tipos de materiais, como madeira e gesso. Quanto mais denso, mais matéria-prima é utilizada, e mais resistente é o produto.

3 – Resistência à água

Além da resistência contra riscos, os acabamentos em Poliestireno são também resistentes à água, podendo ser especificados em cozinhas, lavabos e banheiros sem problema algum. Eles também não acumulam mofo, agregando ainda mais benefícios ao projeto.

4 – Fáceis de limpar

É muito fácil limpar um acabamento confeccionado em Poliestireno: basta mergulhar um pano limpo em uma solução de água + detergente neutro e passar sobre o acabamento. Depois, é só secar com um pano limpo e seco e pronto! A limpeza diária está feita.

5 – Imunes a cupins e outros insetos

Diferente da madeira, que pode acabar infestada por cupins e outras pragas, os acabamentos de Poliestireno são imunes aos insetos e, portanto, oferecem excelente custo-benefício, segurança e praticidade comparado a outros materiais.

6 – Podem ser pintados

Os acabamentos em Poliestireno e são ideais para projetos personalizados e que combinem com a decoração já existente no ambiente. Isso porque as molduras podem ser pintadas na cor que o projeto demandar. Basta aguardar 6 horas após a instalação e utilizar tinta à base d’água.

7 – Corte e ajuste o comprimento do seu acabamento

É possível cortar, emendar, pintar, instalar, retirar e reaproveitar os acabamentos em Poliestireno Extrusado de acordo com as especificações do seu projeto. 

Eles são uma ótima opção para quem gosta de adicionar personalidade e criatividade à decoração, pois oferecem uma enorme possibilidade de aplicações.

As boiseries, por exemplo, podem ser aplicadas nas paredes, em formato de moldura ou cascata, e também no teto, ao redor de lustres e soquetes de lâmpadas. 

A GART tem modelos de rodapé de sobrepor, que não exigem a retirada dos rodapés antigos. Basta aplicar por cima dos rodapés já existentes e renovar a decoração.

Também temos em nosso portfólio roda-tetos para fita de LED, assim você pode criar um efeito de iluminação indireta no ambiente.

Conheça também nossos rodapés com passa fios, que escondem a fiação elétrica, mantendo a segurança e a organização dos ambientes.

Por essas razões, vale a pena considerar este material na hora de escolher seus acabamentos.



Mas, afinal, Poliestireno e isopor são a mesma coisa?

Não, não são.

Apesar de ser um material leve e prático, o Poliestireno Extrusado (usado na confecção dos acabamentos GART) é diferente do Poliestireno Expandido, mais conhecido como isopor.

Os acabamentos da GART são feitos de superfícies mais resistentes e não tão porosas quanto o isopor.

Onde encontrar acabamentos de Poliestireno?

Se você ficou interessado nos acabamentos de Poliestireno da GART e quer saber onde adquiri-los, clique aqui e encontre a revenda mais próxima de você! 

Consulte-nos para projetos personalizados.