20/07/2021

Artigos

Estilo escandinavo: veja como deixar sua decoração ainda mais aconchegante

Com caraterísticas únicas, o estilo escandinavo atrai os olhares na decoração por conta da sua essência minimalista e aconchegante, além de ser uma tendência contemporânea queridinha pelos arquitetos e designers de interiores.

Neste artigo iremos falar um pouco mais sobre o estilo para que você acerte em todos os detalhes ao replicar em sua decoração. Confira só!

Como surgiu o estilo escandinavo 

Antes de contarmos como surgiu o estilo de decoração escandinavo, saiba que a origem do termo vem da palavra “Scania”, nome dado pelos habitantes de Roma a uma ilha localizada no norte da Europa.

Por mais que seja um estilo de decoração muito procurado atualmente, sua origem é bastante antiga e ganhou força a partir do século XX, mais precisamente após a década de 1950. Antes desse período, recebeu diversas influências de artistas. 

Influências

As primeiras influências surgiram através do artista Carl Larsson, nascido em Estocolmo, no ano de 1853, e mais tarde por sua esposa, Karin Larsson, que desenvolvia trabalhos voltados para decoração de interiores. 

Juntos, eles misturavam elementos e criavam projetos para a decoração da casa com um estilo muito à frente de seu tempo, dando origem à verdadeira decoração escandinava. 

Outro grande nome que marcou a arquitetura e o design escandonavo foi o dinamarquês Hans Wegner, conhecido mundialmente por agregar funcionalidade orgânica ao modernismo da Dinamarca. 

Além deles, arquitetos e designers de diferentes linhas também contribuíram para o desenvolvimento da estética, entre eles: Arne Jacobsen, Verner Panton, Eero Saarinen, Nanna Ditzel e Louise Campbell. 

O estilo do décor na cultura escandinava 

O inverno nesta região é bastante rigoroso e os dias não costumam ter mais do que 7 horas de sol, criando-se uma cultura local que aprecia o momento de estar dentro de casa. Dessa forma, investir na decoração do lar se tornou comum, principalmente para a busca do bem-estar. 

A preferência é transformar o lar em um espaço com muito aconchego e conforto, não só para moradia, mas também para receber amigos. Esse tipo de comportamento é tão forte na cultura escandinava que ao longo dos anos ele se transformou numa referência de decoração e estilo de vida

Outro ponto interessante está ligado à característica minimalista na decoração. Os moradores dessa região têm um grande apreço pela vida simples, sem grandes complicações, buscando a predominância de bons momentos. 

Características do ambiente escandinavo 

Anteriormente, falamos sobre o aconchego e o conforto serem essenciais no momento de transformar o lar. Esses dois pilares foram responsáveis para que estilo escadinavo caísse no gosto de todo o mundo. 

Todos os elementos dessa decoração são importantes para criar detalhes estratégicos no espaço, para que o resultado seja ainda mais inspirador. 

Basicamente, combina elementos clássicos e tradicionais com alguns elementos contemporâneos e outros mais rústicos, que podem ser explorados nos objetos decorativos, como sofás, mesas, camas, poltronas, armários, vasos etc. Esses objetos podem variar de acordo com o ambiente que deseja decorar.  

Além disso, há o uso de linhas retas, formas simples, funcionalidade e também cores mais sóbrias e naturais para os objetos.

Confira mais detalhes das principais características do estilo:

Utilize cores claras e neutras 

As cores claras e neutras são predominantes nos ambientes, com uma paleta monocromática ou em tons de branco, cinza ou preto. Essas cores são tonalidades-chave do estilo escandinavo, principalmente para iluminar os espaços, independente da luz que vem de fora. 


Das três cores, o branco é o mais utilizado devido à sua capacidade de refletir mais luz no ambiente. Aproveite para explorar cores claras nos móveis e paredes. 

Para gerar contraste, os objetos decorativos podem adotar cores como o cinza, bege e o nude. A cor preta também fica ótima para esta função.

Mais um vez, atente-se à iluminação

 

Além da escolha das cores, como o branco, que auxilia para um ambiente ainda mais iluminado, certifique-se de que o cômodo ou imóvel tenha janelas grandes, que permitam melhor aproveitamento da iluminação natural.

Elementos naturais  

É muito comum o uso de materiais que remetem à natureza e agregam conforto e calor. Para o piso e móveis, opte por madeira clara, como o pinho e o carvalho. Já para estofados, almofadas e mantas, é comum o uso de linho, algodão ou lã, adotando tons mais neutros. 

Tapetes de pelo evidenciam o estilo escandinavo, sendo recomendável também o uso de outros materiais orgânicos, como o couro, que faz referência aos antigos povos nórdicos. 

Minimalismo: menos é mais

O estilo escandinavo é simples, sem grandes complicações e busca a predominância de bons momentos. 

Como parte da decoração escandinava, o minimalismo e a simplicidade refletem um comportamento cultural dos povos nórdicos que habitam as regiões escandinavas. Evite excessos ao selecionar os objetos que farão parte da sua decoração escandinava, buscando obter melhor aproveitamento dos espaços.  

Ainda sobre simplicidade…

O estilo escandinavo garante que todos tenham acesso a um bom design. Por ser simples, não é necessário grandes investimentos para começar a decorar seu quarto, cozinha, sala de estar ou sala de jantar com esse estilo totalmente acessível. Você pode se inspirar e executar o estilo através da prática do DIY (Do it Yourself, ou faça você mesmo, em português). 

Utilize acabamentos GART e valorize sua decoração 

Para começar a dar vida à sua decoração, uma ótima dica é utilizar acabamentos, como rodapés e rodatetos GART. Além de serem elegantes, eles já vêm de fábrica com a tonalidade branca, perfeita para compor a parede, criar linhas retas e fazer uma linda combinação com o piso de madeira, do jeito que o estilo escandinavo requer. 

Nossos acabamentos são produzidos em poliestireno e poliuretano, que oferecem uma instalação fácil, rápida e sem sujeira. Conheça esses materiais clicando aqui.

E aí, gostou do nosso artigo? 

Compartilhe esta ideia de decoração em suas redes sociais!

GART

Você Especialista em Decoração