21/12/2021

Acabamentos Internos

Decoração Infantil: como criar um quarto encantado para as crianças

Se você tem ou planeja ter filhos, com certeza já sonhou com a decoração perfeita para que o quarto deles seja um verdadeiro encanto. Astronautas, dinossauros, princesas e tantos outros personagens fazem com que essa função seja um processo muito lúdico e prazeroso. Por isso, nós amamos fazer parte das transformações de simples cômodos em verdadeiros mundos de fantasia, onde as crianças encontram seu refúgio para descansar, se divertir e deixar a imaginação fluir. Quer criar um quarto encantado para os seus pequenos? Vem com a gente!

Quarto da Sofia Kalimann

O planejamento

Na hora de planejar o espaço lúdico de um quarto infantil, é sempre bom pensar nos detalhes para que, além da beleza, o quarto seja também funcional. É importante também definir uma linha a ser seguida para que tudo no décor do quarto faça sentido, então defina prioridades.

Para que as peças não percam a funcionalidade com o tempo, aposte na versatilidade. Colocar um berço tradicional ou uma cama montessoriana que será usada por mais tempo? Um guarda-roupas grande e alto ou um móvel que permita que a criança consiga encontrar suas roupas e exercer sua autonomia? Todas essas escolhas farão parte da sua decoração, mas lembre-se, os itens que você está colocando no quarto têm que fazer sentido para a criança que vai habitá-lo, afinal, o quarto é para ela.

Boiserie modelo SP2

A autonomia

Tornar o quarto um ambiente acessível para a criança é fundamental para que ela exerça sua liberdade e autonomia, tornando-se mais independente nas pequenas coisas. Por exemplo, uma estante na altura da criança com alguns livros que ela possa pegar e devolver no lugar, o guarda-roupas acessível para que ela escolha e guarde suas próprias roupinhas, os brinquedos em uma caixa que ela também consiga escolher sozinha, brincar e guardar depois podem parecer coisas simples para nós, adultos, mas fazem a diferença na evolução dos pequenos.

As paredes

No quarto dos pequenos, principalmente dos bebês, a praticidade deve ser levada em consideração. Prateleiras nas paredes contendo os objetos de uso diário, como talco, pomada e fraldas vão facilitar o seu dia a dia com um bebê e ajudar na decoração. Outra facilidade a ser levada em consideração é deixar o trocador e as roupinhas em locais próximos. 

As paredes podem ganhar alguns acabamentos para que o quartinho fique mais sofisticado. Veja abaixo uma decoração infantil que uniu a praticidade das prateleiras e do trocador com a beleza das nossas guarnições, deixando o ambiente lindamente decorado e funcional.

Quarto do Theo Kalimann

Se você é do tipo que ama um papel de parede lúdico, também é possível instalá-los em conjunto com os nossos acabamentos. Veja que linda a combinação do papel de parede e o nosso rodameio:

Rodameio modelo S8

As cores

As infinitas possibilidades de personagens, ambientes, desenhos e cores fazem com que a decisão de qual linha seguir seja talvez a escolha mais difícil. Uma boa dica para os papais e mamães é seguirem com cores claras, pois elas podem fazer com que o bebê fique mais calmo e durma melhor, o que, é claro, todos os pais querem, né? Usando os nossos produtos você pode pintar o quarto em tons claros, escuros ou de qualquer cor, porque todos os nossos acabamentos podem ser pintados com qualquer tinta à base de água.

Projeto realizado por Maquete Digital

A segurança

O quarto de uma criança deve ser um lugar seguro para que ela possa brincar. O chão do quarto é onde a criança vai passar mais tempo, então invista em um bom tapete. 

Para as paredes, cuidado com as tomadas, pois os dedinhos dos pequenos sempre as encontram e pode ser perigoso. Se possível, evite tomadas com altura baixa, mas, se as tomadas já estiverem lá, use placas de segurança nessas entradas, ok? 

Não coloque no quarto peças pequenas que o bebê possa engolir, mesmo nas prateleiras, já que esses objetos podem cair ou ser pegos sem que a gente perceba, causando problemas. Evitar situações que possam causar acidentes é o melhor caminho para a segurança.

Agora que já passamos as nossas dicas, veja mais algumas inspirações e exerça a criatividade para decorar o quarto das crianças com muito amor, alegria e diversão!

Projeto realizado por Gabriela Mendes Arquitetura

Rodateto modelo Nomastyl® B1

Gostou do conteúdo? Não deixe de conferir nossas redes sociais, que sempre tem dicas pertinentes, tendências de décor e muitos acabamentos para você se inspirar! Para conhecer as opções de acabamentos mais modernas que o mercado conhece, clique aqui.