06/08/2021

Boiseries

Detalhe minimalista na decoração utilizando boiserie

Talvez você não saiba exatamente o que é boiserie pelo nome, mas com certeza já viu ela sendo utilizada para decorar diversos espaços, trazendo beleza e elegância aos seus detalhes.

Boiserie é uma técnica de decoração francesa que consiste na aplicação de revestimentos em paredes ou portas que lembram molduras. Ela surgiu durante o movimento artístico Rococó, por volta de 1.700, em oposição ao Barroco, movimento anterior marcado por muitos excessos e extravagâncias que sobrecarregavam os espaços. 

Delicada, suave e com traços leves, a boiserie (se pronuncia boaserríé) se tornou símbolo de um design refinado na França, pois era bastante empregada pela nobreza no século XVIII. E, além de adornar o ambiente, as “molduras de parede” também colaboravam para aumentar o isolamento térmico. Isso porque, inicialmente, esses ornamentos eram feitos somente em madeira, que é conhecida por ser um isolante térmico natural. Mas atualmente é possível encontrar boiseries em uma variedade de materiais.

Que tipo de material é usado na boiserie?

Madeira: como já dito acima, a boiserie pode ser feita em madeira, mas esse material mais tradicional tem caído em desuso por ser mais trabalhoso, já que necessita de um marceneiro para construir a peça e também exige mais cuidados em sua conservação.

Gesso: ganhou espaço nos últimos anos, mas tem como desvantagem a necessidade de um acabamento bem minucioso.

Cimento queimado: também é possível fazer uma boiserie diretamente com cimento, especialmente se o seu estilo de decoração é mais voltado para o industrial, mas a parede precisa ser feita do mesmo material.

Metal: mais rara, a boiserie de metal não é tão utilizada por ser um material mais pesado e que também demanda trabalho para conservá-lo.

Poliestireno extrusado: esse acabamento oferece um ótimo custo-benefício, pois a instalação é rápida, prática, silenciosa e não suja o ambiente, pois é feita com cola acrílica. Além disso, são bem resistentes à água, fáceis de limpar e permitem cortes e pinturas que se adequem à personalização do seu projeto. 

Leia mais sobre esse material em nosso blog!  

Como utilizar a boiserie na sua decoração

Capaz de dar um toque de sofisticação ao ambiente, a boiserie não passa despercebida onde quer que ela seja instalada. Usualmente colocado nas paredes de quartos, salas de estar e salas de jantar, esse elemento tem uma infinidade de combinações e, para decidir como utilizá-lo, é preciso levantar algumas considerações:

Estilo de decoração

Por se tratar de um adorno inspirado no design de interiores desenvolvido no século XVIII, a boiserie costuma ser mais encontrada em locais com um estilo de decoração clássico e mais retrô, remetendo à época de quando ela foi inventada. 

Porém, esse elemento pode ser utilizado junto com diversas outras tendências. Mas, para garantir que ele combine com o espaço e cumpra a sua função de deixar o ambiente elegante, é preciso antes definir qual será o estilo do seu espaço para então decidir como a sua instalação será feita.

Se você preferir uma decoração mais minimalista, a moldura de boiserie não deve ter muitos detalhes. Além disso, a paginação, ou seja, a maneira como ela será montada na sua parede, deverá seguir um padrão mais sóbrio, sem misturar muitas formas, justamente para não poluir o ambiente. Você também deve optar por tons mais neutros, mantendo a parede e a moldura na mesma tonalidade.

Já se o seu estilo é mais contemporâneo e abraça uma paleta de cores abrangente, apostar em cores mais fortes é uma ótima escolha. Você pode ousar na cor da sua parede, deixando-a mais chamativa e utilizando uma boiserie na mesma cor, mas em um tom um pouco mais claro ou escuro. A paginação também poderá misturar formas e tamanhos, de acordo com a sua preferência.

Paginação

O modo como a sua boiserie será montada também é outro ponto a se pensar. Ela deve levar em consideração o seu estilo de decoração, como já explicado. Se será com molduras mais grossas ou finas, com detalhes ou retas, se terá formas arredondadas, se irá misturar quadrados e retângulos e tamanhos diferentes, fazendo um jogo mais visual etc.

Além disso, também é possível definir se ela será colocada em todas as paredes do cômodo ou só em uma, e se ocupará toda a parede ou só uma parte — há quem prefira instalar do chão até a metade, sem alcançar o teto, e na outra parte acrescentar um papel de parede, por exemplo, mesclando essas duas opções.

Em ambientes em que o pé direito é bem baixo, esse tipo de revestimento pode causar um certo “achatamento” do espaço, deixando-o menor, então também é preciso levar isso em consideração.

Harmonia com outros elementos

Também é preciso pensar em quais outros objetos decorativos você quer ter na sua parede, seja quadros, luminárias, móveis, espelhos, ganchos. Todos esses detalhes devem ser previamente planejados para conferir harmonia entre eles e a sua boiserie.

Saiba mais em: Como instalar boiseries em apenas 8 passos

Conheça as molduras de poliestireno GART

Para transformar e ajudar você a valorizar ainda mais a sua casa, a GART conta com boiseries que se adequam perfeitamente ao seu estilo de decoração, podendo ser combinadas com papéis de parede ou outros acabamentos, como rodapés, por exemplo.

Veja aqui as nossas molduras e inspire-se para decorar o seu ambiente.